Caracterização Geral
Juína é uma das cidades planejadas da área de recente ocupação do Estado de Mato Grosso. Nasceu de um programa de colonização gerida pela Companhia de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso e no contexto de um programa federal de ocupação produtiva da Amazônia Brasileira. É pólo regional da RP I – Região de Planejamento I: “Região Noroeste” do Estado.
A posição geográfica do município e da região Noroeste constitui o principal fator limitativo de seu desenvolvimento se as estratégias e as infra-estruturas de sua integração competitiva com o mercado nacional e internacional não forem concretizadas conforme previstas no Projeto Juína, propostas pela CODEMAT – Companhia de Desenvolvimento de Mato Grosso e estabelecidas pelo POLAMAZÕNIA - Programa Nacional de Integração Produtiva da Amazônia.
Caracterização Física do Município
O município de Juína está localizado na porção Noroeste do Estado de Mato Grosso entre os paralelos de 10º 40´58´´ e 12º 21´54´´, meridianos de 58º 18´22´´ e 60º 27´52´´, sendo que na Prefeitura Municipal as coordenadas são de: 11º 25´05´´S e 58º 45´27´´ W estando inserido na Micro-região Homogênea de Aripuanã, segundo IBGE.
É um município que possui riquezas minerais, sendo que o diamante é a principal e junto com areia lavada (para construção) e a argila para confecção de tijolos e telhas, são os únicos minerais explorados no município. Possui ainda granitos, principalmente pórfiros, ouro etc